11 de jun. de 2011

'Se Cuida Menina(o)'

Terçol (também conhecido como tersol, treçol, terçolho, treçolho, viúvo ou belezinha) é uma inflamação das glândulas que produzem uma secreção gordurosa que existem na pálpebra perto das raízes dos cílios. Cientificamente o terçol é chamado de hordéolo. Quando essa inflamação é mais profunda vira um calázio, que é maior e menos doloroso e que, ao contrário do hordéolo, muitas vezes precisa de tratamento cirúrgico.
Os hordéolos e calázios não afetam a visão mas causam muito incomodo, dor e vermelhidão no local. Com algumas medidas eles somem em menos de 1 semana mas as vezes podem precisar de cirurgia.

Causas do Terçol
O terçol ocorre porque as glândulas estão produzindo erradamente sua secreção gordurosa ou porque uma bactéria (geralmente um estafilococos) infectou essas glândulas. Também ocorre as duas coisas juntas.

Imagem: Google
Imagem: Google
Adolescentes estão mais sujeitos a ter hordéolos e calázios devido a variação hormonal que influencia na produção de gordura. É o mesmo processo que faz com que os adolescentes tenham mais espinhas (acnes).

Sintomas do terçol
Inchaço das pálpebras, uma pequena elevação no local (“caroço”), coceira, vermelhidão, dor ao mexer na pálpebra ou ao piscar, sensibilidade a luz e pouca secreção.

Terçol pega?
Não é contagioso. Não há necessidade da pessoa ficar em casa ou evitar contato com outras pessoas.

Tratamento do Terçol
O tratamento é simples e consiste em:
Higiene palpebral: Lavar bem o olho afetado, não deixando acumular secreção.
Calor local: Com uma gaze ou um chumaço de algodão aplicar calor local (morno e não quente) sobre a lesão por 10 a 15 minutos, de 3 a 4 vezes ao dia.
Muitas vezes isso é suficiente para que a lesão desapareça em 1 semana.
Às vezes é necessário usar colírios ou pomadas oculares que contenham antibióticos e antiinflamatórios, mas isso só deve ser usado seguindo recomendação médica.

Cirurgia para terçol
Quando a lesão fica crônica e não resolve com o tratamento clinico é preciso fazer uma drenagem cirúrgica

Mitos populares sobre o Terçol
- Muitas pessoas recomendam esquentar aliança e aplicar no local. Como explicado acima o calor local é a base para o tratamento. Mas usar aliança pode queimar a pele e o uso de compressas mornas faz um efeito melhor.
- E a maior crendice de todas: Contrariar desejo de mulher grávida NÃO causa terçol


Fonte: Site Médico de Olhos



É por essas e outras que nós que fazemos maquiagem devemos sempre manter a higiene, até porque ninguém merece ficar com o olho inchado e todo ferrado por causa de uma coisinha tão banal, não é?!

Espero que gostem da Dica.


Beijos Até!!

26 comentários:

L. disse...

Oi, tudo bem com você? O seu cantinho é lindooo! Uma graça... Já estou seguindo você...

Quanto ao seu post... Adoreeei saber mais sobre isso...! Beijinhos, e estarei sempre por aqui acompanhando os seus novos posts!

Laiara Lacerda disse...

que susto! pensei que era contigo.

laila disse...

Ai credo!
uma vez deu uma bolha dentro da minha palpebra, mais num era isso de terçol nao, tomei um anti inflamatorio e saiu no mesmo dia! descobri que era maquiagem vagabunda... hehehe

Any Brasil disse...

Menina tu acreditas que eu ainda nunca tivr tersol. é um horror né.
trendluxo.blogspot.com

Blog da Reh disse...

uiii, que horror as fotos!
Mas é verdade! Temos que ficar atentas!!

Beeeijooos, ótimo findeeee! :)

http://re-becah.blogspot.com

Entre Amigas disse...

Minha mãe me enganou hein?!
Se eu soubesse quando era criança, tinha comido minhas guloseimas todas sozinha, sem ter q dividir!!!! rssss
Brincadeiras a parte, bom post!

E o esmalte, durou???

Bjo, Paula
entreamigasuhas.blogspot.com

Esmaltes da Cah disse...

OMG meus olhos arderam so de ver =/
Beijinhos
Cah

www.esmaltesdacah.com

Unknown disse...

Ótimo saber para acabar com os mitos. Terçol tão comum, mas poucos sabem do que se trata.
Adorei.
Um beijo e obrigada pelo carinho lá no blog.
Um beijo!

http://zapatariabr.blogspot.com

Flavia disse...

Acho q nunca tive isso na vida, ainda bem! Só de olhar me incomoda, deve ser chatão ter isso.

Jornal da Lulu Teen - By Luíza disse...

nossa eu nunca tinha visto isso!!!! affff espero nunca ter!!!!! ;)
bjnsssss ♥ ♥ ♥
Luíza
http://jornaldaluluteen.blogspot.com

Anônimo disse...

Ohh! Quelle horreur !

deysi disse...

wuauuu, es cierto, no usar maquillaje pasado en mal estado, no prestarse los maquillajes que van en contacto con nuestra piel o mucosa, y si estamos con este problema ir al medico.
buen post

bye

http://conestilodeysimari.blogspot.com/

Anônimo disse...

Quando eu era mais nova vivia com terçol depois que meus hormônios acalmaram tenho raramente... É tão ruim ficar com os olhos doendo.
Por falar em crendice toda vez que tenho terçol minha mãe manda eu piscar para o meu avô por ele ser viúvo haha acho tão engraçado.
Beijos
http://prototiposimperfeitos.blogspot.com

menina limão disse...

Olá tudo bem?
Gostei muito de seu blog.
Estou te seguindo, espero que me siga também.
Gostaria de te convidar a conhecer meu blog e minha personagem cômica,
conhecer meus vídeos, são vários, esse é um o mais recente.
Fica com Deus e bom final de semana.Divirta-se!!! bjs
http://www.youtube.com/watch?v=bwJk419Uc0s&feature=related
www.meninalimaoem.blogspot.com

menina limão disse...

Obrigada querida, vc viu meus vídeos? Quando tiver um tempinho dá uma olhada, gostaria da sua opinião.

Feliz dia dos namorados,
essa semana postarei outro vídeo dela.
Se puder repassa para seus amigos, o vídeo q vc mais gosta ou todos, do jeito que vc quiser.
Bom Domingo,
fica com Deus,
beijos

Jana Pereira disse...

ai doeu em mim...

Flor amei o post tudo lindo, obrigada pelo comentário,
Não deixe de partcipar do sorteio da hidratação das Celebridades Moroccanoil!
, e se puder me ajudar a divulgar ficarei feliz
Jana Pereira
@blojanna
http://www.rosaepinkbyjana.com

Amanda Rangel disse...

Ahhh eu já sofri muito com terçol!
graças a deus eu não tenho mais esse problema!!!
:D
adorei
muito bom fazer esses posts explicativos!
:D
beijos

Caroline Santana Lopes disse...

Complicado isso né?
Então boa semana pra você, tudo de bom beijinhos.
Dá uma passadinha lá no meu blog...
http://carolopess.blogspot.com

Julia Lis disse...

Dica ótima!!
sempre é bom nos cuidarmos!!
adorei o blog!
depois passe lá no meu!
beijo
http://julialis.blogspot.com/

Karen Nunes disse...

Nossa muito legal a informação, adorei saber mais!
Beijinhos
flor
e feliz dia dos namorados

http://karenunhasrs.blogspot.com

L. disse...

Flor, obrigada pelo carinho de sempre no meu blog... É muito bom saber que existem pessoas assim como você! Também adoro o seu cantinho, e estou sempre aqui acompanhando, viu? Às vezes não tenho tempo de comentar, mas pode ter certeza que sempre leio os seus posts... :) Beijinhos, e tenha um domingo maravilhoso!

http://mynewlifeisstarting.blogspot.com

Unknown disse...

Ótima dica lindona!!!
Pincéis de make sempre limpos ajudam demais né?! rs'

Bjaum

Gabi Soares disse...

Muita gente parece não se dar conta das consequências da falta de higiene com a pele.
Adorei o post!

Está rolando um sorteio instantâneo no blog... vai até amanhã! Não deixe de participar.
Beeeijo!

http://gabisoaress.blogspot.com

Bruna Cunha disse...

Dicas assim são sempre válidas, adorei o post!

Beijos

www.unhasglamour.blogspot.com

blog Usei Hoje disse...

Gostei das explicações ... desvendou os mitos!


Beijos ...

Elaine
http://useihoje.blogspot.com

Gi Lizarda disse...

Ai, credo! Da agonia até de olhar. Esse treco dói demais!
Adorei o post, muito útil!

Bjs.